segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Artigo: STF, William Bonner e @Sensacionalista: três cases de sucesso no twitter

Publiquei esse artigo no blog da empresa Apoio 3 Sistema de Comunicação, na qual trabalhei durante vários anos. Ele foi escrito no dia 23 de fevereiro de 2011.

Rodrigo Ramthum

==========||==========


Artigo: STF, William Bonner e @Sensacionalista: três cases de sucesso no twitter

William Bonner em foto
divulgada pelo twitter: o comandante da tropa
O que faz um twitter ser sucesso de público? O que faz um sucesso de público ser sucesso também no twitter? Enfim, o que faz um twitter de sucesso? Ao olhar com atenção o rumo que o twitter tomou no Brasil, podemos encontrar múltiplas respostas para cada uma dessas questões.

No dia 15 deste mês, uma estagiária do Supremo Tribunal Federal (STF) utilizou a conta oficial do Órgão no twitter para contar uma piada sobre o presidente do Senado, José Sarney. O mote da piada era a aposentadoria do jogador de futebol Ronaldo Luís Nazário de Lima, o “Fenômeno” (veja imagem abaixo).

Sarney não demonstrou ter levado a sério a brincadeira e chegou a divulgar no YouTube um vídeo comentando o ocorrido (assista aqui). O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Cezar Peluso, não comentou o caso, mas a Secretaria de Comunicação Social divulgou nota esclarecendo o fato, informando sobre a devolução da estagiária e pedindo desculpas à “eminente autoridade” envolvida no episódio.

Não vou entrar no mérito do amadorismo demonstrado pela assessoria de imprensa, a qual permitiu à uma estagiária contratada por uma empresa terceirizada acesso ao twitter oficial do STF. Quero destacar o fato deste mesmo twitter ter conquistado mais de 10 mil seguidores em uma semana.

O sucesso
O Supremo Tribunal Federal já havia ganhado notoriedade entre usuários de redes sociais por conta da votação da chamada “Lei da Ficha Limpa”, durante as eleições de 2010. Isso o colocou entre os twitters de Órgãos do Governo com maior número de seguidores. No entanto, o episódio envolvendo a estagiária ajudou o perfil do STF a alcançar a marca de 73 mil seguidores.

Falando em seguidores, o twitter com maior número deles no país é o do apresentador Luciano Huck, da Rede Globo. Atualmente Luciano Huck conta com 2,732,186 (dois milhões, 732 mil e 186) seguidores no micro blog. Um ótimo exemplo de sucesso em redes sociais. Outro bom exemplo também vem da Rede Globo: William Bonner.

STF, Bonner, @Sensacionalista e as considerações finais
William Bonner entrou no twitter como quem não quer nada. Começou brincando com sua falta de habilidade em tuitar. Perguntava e era prontamente respondido pelos primeiros seguidores. Não fazia menção ao Jornal Nacional e chegou a tuitar uma “receita de brigadeiro exclusiva”. O âncora do jornal recordista de audiência no Brasil há quatro décadas passava uma imagem diferente do que eu, e creio que a maioria, imaginávamos.

A partir daí, os seguidores se multiplicaram e criou-se a “tropa” do “tio Bonner”, o qual passou aos poucos a inserir o JN em suas tuitadas. Realizou votações para escolher a gravata que usaria, comentou reportagens especiais que foram ao ar, enfim, tudo de maneira bem natural. A essa altura, ele já contava com quase um milhão de seguidores no twitter.

Atualmente, Bonner tem exatos 1,280,671 (um milhão, 280 mil e 671) seguidores. Sempre inovador, ele agora tuita durante a apresentação do Jornal Nacional. O “comandante” informa sobre o que virá no próximo bloco, comenta trechos de matérias e, ao final, se despede com um intimista “show, né? Vocês também. Obrigado, tropa. Inté”.

E onde entra o @Sencacionalista nessa história? Bom, ele serve como elo de ligação entre os dois exemplos. Primeiramente, o site Sensacionalista: Um jornal isento de verdade (assim mesmo, sem vírgula) foi criado por um grupo de amigos. A ideia é soltar na internet manchetes falsas baseadas em acontecimentos do cotidiano. Deu certo. O twitter do @Sensacionalista está próximo de alcançar os 60 mil seguidores. Os caras já causaram confusão quando publicaram a “notícia” de que uma americana havia ficado grávida assistindo a um filme pornô 3D. Basta uma rápida busca no google para descobrir que grandes jornais de todo o mundo publicaram a piada como sendo verdadeira.


Recentemente, a equipe responsável pelo @Sensacionalista assinou contrato com o canal a cabo Multishow para um programa que deve estrear em março deste ano. Eles farão o caminho inverso ao feito por William Bonner. Bonner já era sucesso na televisão, com uma carreira de mais de 20 anos dedicados ao jornalismo. Aventurou-se no twitter e conseguiu repetir o êxito em um território nem sempre seguro para celebridades. Já o @Sensacionalista conquistou sucesso no twitter e vai partir para uma nova empreitada em um grande canal de televisão.

Com esses exemplos, procurei ilustrar o que levou ao sucesso três twitters tão diferentes. Isso não quer dizer que exista uma fórmula. Existem vários outros casos bem sucedidos de pessoas, empresas e organizações que conseguem, em maior ou menor grau, sucesso no twitter. Esse “sucesso” pode ser compreendido de várias formas, assim como o número de seguidores não define por si só o êxito. A apresentadora Xuxa Meneguel, desde que se calou no twitter em 2009, já ganhou mais de 300 mil seguidores. Pense nisso.

Para encerrar o artigo, faço uma última consideração sobre o @Sensacionalista. A equipe responsável pelo site e pelo twitter é sem dúvida muito competente, e eles podem ter ganhado uma contribuição de peso, já que anunciaram oferta de emprego como redatora para a estagiária que foi “devolvida” pelo STF no episódio da piada com Sarney (leia aqui). Quem sabe a moça não vira um sucesso no twitter? Quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário