segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Aprenda “wikiwiki” o que significa “wiki"

Outro artigo publicado no Blog da Apoio 3, dessa vez no dia 02 de agosto de 2010. Esse trata do termo "wiki" relacionado a internet. Sabe o que significa? O texto explica "wikiwiki".

Rodrigo Ramthum

==========||==========

Aprenda “wikiwiki” o que significa “wiki"
O criador do termo 'wiki' associado
a internet, Ward Cunninghan
Por Rodrigo Ramthum

Desde muito cedo percebi que não se deve persistir em um trocadilho fraco. Então, para começo de assunto, vamos esclarecer o título. O termo ‘wiki’, em havaiano, significa rápido. Ao ser duplicado, passa a significar muito rápido. Logo, esta postagem se propõe a explicar em poucas linhas do que se tratam as wikis.

O termo wiki ligado a internet foi lançado por um programador de computadores, o americano Ward Cunninghan, em meados dos anos 90. A ideia era criar um web site visando tornar “a troca de ideia entre programadores mais fácil e ágil”, de acordo com o próprio Cunningham.

Essa “troca de ideia” pressupunha um espaço onde todos pudessem contribuir. Daí surgiu o termo wiki para designar plataformas onde os conteúdos possam ser adicionados ou alterados por qualquer usuário da rede de maneira rápida e descomplicada. A inspiração veio de uma viagem que Cunninghan fez ao Havaí, onde conheceu os Wiki Wiki Shuttle, que são ônibus destinados a curtos trajetos entre os terminais do aeroporto de Honolulu, capital do Havaí.

Wikipédia
A wiki mais famosa é a Wikipédia. Quando efetuamos uma busca no Google, ele nos mostra o resultado em ordem hierárquica, definido pelo número de acessos de cada página. Via de regra, ao pesquisarmos sobre uma marca, um músico pelo qual nos interessamos, ou até mesmo sobre um fato histórico, a Wikipédia aparece entre os primeiro resultados. Isso porque ela tem uma ótima aceitação entre os usuários da internet como fonte de pesquisa rápida, ou melhor, muito rápida.

Página inicial da Wikipédia: site conta com mais de meio milhão de artigos em lingua portuguesa
O que garante a confiabilidade da Wikipédia são os seus editores. Pessoas espalhadas por todo o globo monitoram os artigos publicados, ou alterados, garantindo a veracidade das informações. Esse sistema não é a prova de falhas. Recente, pesquisando sobre um lutador de MMA, encontrei na Wikipédia a “informação” de que o atleta já havia derrotado o Jaspion, herói fictício de um seriado japonês dos anos 80. Em 16 de junho desse ano, um usuário anônimo inseriu a falsa informação de que a atriz Drica Moraes havia falecido. No entanto, levou somente 15 minutos para que um colaborador da Wikipédia percebesse o erro e corrigisse o artigo.

WikiLeaks e WikiCrimes
Outra wiki que ganhou destaque nos últimos anos é a WikiLeaks. O site é descrito como um “serviço público criado para proteger denunciantes, jornalistas e ativistas que possuam materiais relevantes para serem divulgados ao mundo [leaks, em inglês, significa vazamento]”. Recentemente a WikiLeaks divulgou documentos confidenciais sobre a guerra do Afeganistão, causando furor em toda a mídia internacional.

No Brasil existe a WikiCrimes. Desenvolvido pelos brasileiros Vasco Furtado e
Leonardo Ayres, a WikiCrimes se propõe a mapear crimes e informar ao usuário as localidades mais perigosas. O site, criado em 2007, possui o slogan “Mapeando crimes colaborativamente”.

Links:
Wikipédia – www.wikipedia.org
WikiLeaks – www.wikileaks.org
WikiCrimes – www.wikicrimes.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário